Cabeçalho da página "sobre MP120" do site Mário Pedrosa 120 anos.

MP 120 anos

Mário Pedrosa 120 anos é uma realização de Cemap-Interludium, organização da sociedade civil de interesse público (oscip), sem fins lucrativos, detentora do acervo do Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap), sob guarda do Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista (Cedem-Unesp).

O projeto conta com patrocínio do Programa de Ação Cultural (PROAC-SP) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Apesar da pandemia da Covid-19 ter limitado as ações do projeto desde seu início, em março de 2019, aqui é feita a homenagem desejada a tão importante personalidade do século 20, cujo legado continua atual.

Este site é concebido a partir do trabalho de colaboradores de diferentes áreas, como historiadores, jornalistas, designers, arquivistas, cineastas, entre outros, que estão na página de Créditos do projeto.

Agradecemos imensamente nossos parceiros na concretização deste tributo, como o Cedem-Unesp; o Museo de la Soridaridad Salvador Allende, no Chile, e sua diretora, Claudia Zaldívar; a TV dos Trabalhadores (TVT); e a Fundação Perseu Abramo.

MAIS SOBRE O PROJETO

Uma abundante documentação iconográfica, composta de itens tão variados quanto livros, documentos, jornais, fotografias, áudios, cartazes, adesivos e “buttons” integra o Centro de Documentação do Movimento Operário Mário Pedrosa (Cemap).

Como ponto de partida para o vasto conteúdo online sobre Mario Pedrosa, disponibilizamos links de acesso a instituições, bibliotecas, museus, centros de pesquisa que estão ligados à memória e produção intelectual de Pedrosa.