cartas-imgHeader

Carta 1

1. Carta de notícias enviada por Mário Pedrosa a Lívio Xavier. Itaipava, 24 de dezembro de 1923. Original. 1 folha. [Livio-1923-12] 

Itaipava 24-12-923

Meu caro Livio, bôas festas.

Recebi sua carta. Muito grato. Por ainda estar em tratamento, creio que me é impossível comparecer “á festa commemorativa da terminação do curso dos bachareis de 1923”.

O Octacilio, que preside não sei que complicadas funcções, disse-me uma vez que a tal festa teria logar não em [29] deste, mas em 29 de Janeiro. Por isso estava fazendo uma fézinha em fazer parte della. Ainda, porem, não é de todo impossivel o meu comparecimento. Pretendo descer 4ª feira (26) e só então poderei dar uma resposta certa.

Eis a que indecisões é arrastado um homem avariado. Rimou.

Quanto ao “Passaro de fogo”,1Provavelmente uma referência à companhia regional russa de espetáculos “Der Fouervagel” (o pássaro de fogo), que fez várias apresentações no Palácio Theatro, no Rio de Janeiro em dezembro de 1923. da mesma forma, pode ser que vá, pode ser que não. Talvez aproveite alguma matinée.

Tenho lido pouco, relido alguma cousa. Obrigado pela provisão de pontos que você teve a gentilesa de guardar. Lastimei que você não tivesse conseguido uma simplesmente. Você honraria a nota. Adeus. Sempre seu.

Abraço

do Mario.

Nota

1. Provavelmente uma referência à companhia regional russa de espetáculos “Der Fouervagel” (o pássaro de fogo), que fez várias apresentações no Palácio Theatro, no Rio de Janeiro em dezembro de 1923.